Gestão de ConteúdoInovação

3 maneiras de tornar a produção de vídeo mais assertiva

By setembro 11, 2018 No Comments
produção de vídeo

Garantir uma rotina organizada para a produção de vídeos é essencial se quisermos gerar conteúdos diversificados e interessantes. Até pouco tempo atrás, esse processo seguia um padrão não oficial adotado pela maioria das empresas: roteirização, captura de imagens, edição, divulgação, arquivamento.

O ciclo, de certa forma, permanece o mesmo. Porém, com as mudanças advindas da transformação digital, adaptar esses processos à nova realidade se tornou indispensável. É cada vez mais necessário contar com os avanços tecnológicos para deixar a produção de vídeos mais eficiente e, consequentemente, efetivo.

Produzir um vídeo realmente encantador e capaz de gerar os resultados certos para a organização não é tarefa fácil. Muito embora a beleza estética seja importante, não é o único ponto a ser considerado pelos profissionais da área.

Se você e sua equipe realmente querem fazer a diferença com o conteúdo que produzem diariamente, dê uma olhada nas dicas abaixo. São três práticas indispensáveis que farão uma diferença enorme nos resultados de suas campanhas.

Produza vídeos incríveis com essas dicas

O novo padrão de consumo de materiais digitais exige que as produtoras de vídeo sejam rápidas, inteligentes e inovadoras. Siga as dicas abaixo para otimizar a sua produção de vídeos de uma vez por todas:

#1 Conheça sua audiência

O primeiro passo antes de iniciar a criação de qualquer roteiro é obter o máximo de informações relevantes do seu público-alvo. Para quais pessoas o seu conteúdo é destinado e qual é a reação que você espera delas?

Cada vez mais as pessoas estão em busca de experiências de consumo que sejam únicas e inovadoras. O problema é que, com a popularização da internet e os smartphones em mãos o tempo todo, fica muito difícil conseguir chamar a atenção de sua audiência.

É por isso que, quanto mais profundamente você conhecer o seu público, mais personalizada será a sua produção de vídeo e, consequentemente, mais fácil será a interação com quem realmente importa para a sua marca.

#2 Analise os resultados

Um vídeo pode ser incrível a ponto de garantir os melhores prêmios da categoria, mas de nada adianta se não entregar os resultados esperados – sejam eles relacionados à reação da audiência ou aos retornos financeiros.

Portanto, avaliar que tipo de reação seu conteúdo gerou é extremamente importante para saber se você está no caminho certo. Faça um rastreamento para saber quem está assistindo aos seus vídeos. São as pessoas certas? Será que você está conseguindo chegar aonde quer com suas produções?

Onde estão essas pessoas, quais canais rendem mais views, quais são os horários que contabilizam mais visualizações, que tipo de conteúdo gera mais engajamento, quais calls-to-action funcionam melhor?

É preciso estar atento aos insights que sua produção de vídeo produz para entender a melhor abordagem para cada audiência e cada situação. Às vezes, o segredo está nos detalhes. Preste atenção para perceber dados instantâneos relacionados à retenção, visualizações, geolocalização e URL do referenciador, por exemplo, para monitorar o desempenho do conteúdo e decidir como aprimorá-lo constantemente.

#3 Faça uma gestão inteligente

A última dica, porém não menos importante, é sobre organização e gestão. Em um mundo digital e automatizado, tornou-se obrigatório contar com o auxílio de um gerenciador de ativos em nuvens – os chamados sistemas DAM.

Mantenha seus arquivos em um local seguro, de fácil organização, que permitam acesso remoto, interações em tempo real e que permita pesquisas rápidas e fáceis.

Produtoras de vídeo lidam com uma enorme quantidade de materiais diariamente. Saber como e onde encontrar suas produções é uma forma de aumentar a produtividade da equipe, economizar tempo e recursos financeiros, além de fazer entregas de maior qualidade.

Softwares DAM não apenas armazenam seus vídeos em nuvem com garantia de segurança, como facilitam a gestão, otimizam o compartilhamento, monitoram atividades internas e externas, e ainda garantem melhores usos e aplicações desses materiais.

Um dos sistemas mais indicados do mercado atual é o Assetify, uma plataforma em nuvem para que você possa enriquecer, armazenar as suas imagens, áudios e vídeos e depois encontrá-los pelo seu conteúdo. Peça uma demonstração sem custo ou compromisso aqui.

Aproveite, ainda, para conhecer outras formas de organizar a sua produção de vídeos e agilizar o seu fluxo de trabalho.