Gestão de ArquivosInovação

Gestão de arquivos fotográficos para empresas modernas

By setembro 11, 2018 No Comments
gestão de arquivos fotográficos

A gestão de arquivos fotográficos pode se tornar um transtorno se não houver planejamento prévio sobre a melhor organização desses materiais. Não importa o volume de imagens gerado por sua equipe, nem a periodicidade em que isso é feito: temos certeza que os computadores não são mais adequados no desempenho deste papel.

Quer saber o porquê?

Bem, primeiramente pelo tamanho dessas fotografias. Depois, porque mais cedo ou mais tarde você encontrará algum tipo de empecilho ao tentar encontrá-las rapidamente. E, se você se preocupa com a gestão de arquivos fotográficos, a segurança deve ser primordial.

Às vezes, é preciso compartilhá-las com outras pessoas. O que acontece quando o arquivo é grande demais para enviar por e-mail? Por outras, o computador trava, dá tela azul, desliga sozinho, o espaço de armazenamento é insuficiente e a versão desatualizada daquele programa não abre o documento que você precisa.

Não vamos nem mesmo considerar aprovações, edições, recortes, sugestões e demais interações necessárias quando dependemos do aval de terceiros ou superiores.

Descubra, a seguir, como utilizar a tecnologia a seu favor e facilitar todos esses processos com um sistema de gerenciamento de ativos moderno, rápido e eficaz.

Gestão de arquivos fotográficos: faça como um profissional

A saber, a maneira mais moderna de uma empresa organizar e manter seus arquivos fotográficos é contar com programas desenvolvidos especificamente para este fim. Não se desespere: você ainda vai usar os seus computadores. Porém, eles serão apenas uma ponte entre o mundo físico e o ambiente digital. Eles serão guias, não baús cheios de coisas perdidas e espalhadas.

Ok, mas e os armazenadores de arquivos como o Drive e o Dropbox?

Bem lembrado! Eles são ótimos para guardar vários tipos de conteúdo, funcionam em cloud computing e ainda têm versões gratuitas. Correto. Porém, a desvantagem é que sistemas deste tipo não estão preparados para atender demandas de equipes que precisam trabalhar com a identidade visual e materiais multimídia de sua marca. Não são ferramentas orientadas para negócios, compreende?

Existem muitas funcionalidades capazes de realmente transformar o dia a dia de empresas produtoras de arquivos fotográficos.

Um dos softwares mais modernos dedicados à gestão de ativos digitais é o Assetify, que funciona totalmente em nuvem, conta com a tecnologia do Google e oferece diversas possibilidades especialmente pensadas para o ambiente organizacional.

Encontre arquivos com facilidade

Um dos principais benefícios de softwares DAM especializados é a possibilidade de manter tudo organizado, sempre. Consequentemente, é muito fácil e rápido encontrar exatamente o que você procura – independente da quantidade de arquivos que você tem armazenados.

O Assetify, por exemplo, é um sistema que permite buscas por palavras-chaves, marcações, rostos, objetos em cena, termos e imagens em geral.

Não perca nenhum material

Todos os materiais que você deseja armazenar para uso futuro ou arquivamento deve ser mantido por tempo indeterminado por um programa de gestão de arquivos fotográficos.

Por estar em nuvem, o Assetify é confiável, faz a manutenção de dados automaticamente e possui uma estratégia segura para o backup de dados. Por utilizar a Google Cloud Platform, o software conta com esquemas de acesso e segurança garantidos pela gigante da tecnologia mundial.

Preze pela economia

Se tempo é dinheiro, quando podemos economizar nos dois sentidos é sempre muito bom para os negócios.

Adotar um sistema especializado para a gestão de arquivos fotográficos aumenta a produtividade da equipe, realiza pesquisas e atualizações em menos tempo, não exige manutenções técnicas e diminui custos com materiais, programas e contratações terceirizadas.

Compartilhe de maneira inteligente

Programas que contam com as últimas atualizações do mercado são preparados para fazer o compartilhamento inteligente de arquivos de mídia interna ou externamente.

A distribuição inteligente e segura de informações permite maiores engajamento, controle e colaboração, em portais ou redes sociais, segmentando audiência para otimização de resultados.

Conte com uma plataforma escalável

Vivemos uma realidade que cria cada vez mais conteúdo e está em constante expansão. Portanto, é imprescindível contar com um sistema de gestão de arquivos fotográficos que consiga atender às necessidades empresariais sem exigir grandes transformações.

Plataformas como o Assetify não têm limites, como ocorre com as memórias dos computadores ou versões gratuitas de organizadores de conteúdo, por exemplo. Como funcionam 100% em nuvem, os sistemas DAM são escaláveis. Isso significa que oferecem a possibilidade de aumentar ou diminuir o espaço de armazenamento, para que o cliente pague somente pelo que realmente utiliza.

Não fique preso a um sistema proprietário

Foi-se o tempo em que você tentava abrir algum formato específico no computador e não conseguia por não ter o programa certo instalado. Um software preparado para fazer o gerenciamento dos ativos digitais de sua empresa não deve restringi-lo a formatos de arquivo ou protocolos proprietários.

Quando você conta com um sistema de gestão em nuvem, existe total  compatibilidade dos seus arquivos fotográficos com todos os hardwares e softwares que você utiliza ou poderá utilizar no futuro.

Sentimos informar, mas se a sua empresa ainda não faz a gestão de arquivos fotográficos através de um sistema especializado para a função, problemas poderão surgir.

Aproveite que agora você já sabe quais são as principais vantagens de armazenar e controlar seus ativos digitais em um software DAM para descobrir mais motivos para a organizar seu do arquivo físico em nuvem de uma vez por todas.

Quer ver como isso funciona na prática? Peça agora uma demonstração gratuita do Assetify.