Cloud SolutionsInteligência Artificial

Inteligência Artificial para Áudio e Vídeo

By novembro 27, 2019 No Comments
Inteligência Artificial para Áudio e Vídeo

A Inteligência Artificial para Áudio e Vídeo vem se tornando uma aposta crescente do desenvolvimento tecnológico. Sua implementação está mais inserida do que nunca e vem assumindo importante papel no controle sobre ativos digitais, além de enriquecendo a gestão de muitas empresas e negócios. 

Diga “OK, Google”. Você provavelmente já foi pego de surpresa em meio de uma conversa pelo assistente de voz do seu smartphone, não é? Mas saiba que atrás desse mecanismo para encontrar arquivos ou fazer buscas está uma Inteligência Artificial para Áudio e Vídeo. Esse é só um dos muitos exemplos de como essa tecnologia vem sendo usada seja para hábitos cotidianos, como também na gestão de ativos digitais em organizações. 

Mas afinal, como a Inteligência Artificial para Áudio e Vídeo é implementada na prática nas empresas? Abaixo apresentamos alguns casos recentes em que foi experimentado avanços nesse sentido e o que esperar dessa tecnologia nos próximos anos. Além disso, você descobre como a Assetify utiliza da Inteligência Artificial para Áudio e Vídeo através dos seus serviços. Confira! 

Inteligência Artificial imita voz humana

Você já recebeu uma ligação que quando atendeu podia jurar que era uma atendente real, mas no fim percebeu que era virtual? Saiba que por trás dessa ligação, poderia estar uma Inteligência Artificial. Não podemos afirmar com toda a certeza, afinal ainda é comum a utilização de gravações em casos de call-center. Mas para se ter ideia de quão desenvolvido a Inteligência Artificial para Áudio e Vídeo está e como ela poderá ser utilizada nesse sentido, em 2018 uma apresentação do Google chamou muita atenção com uma Assistente Virtual que consegue imitar a voz humana com amostra de apenas 1 minuto. 

Inteligência Artificial para Áudio e Vídeo

No evento, o Google Assistente fez chamada de voz para pessoas sem se identificar como um recurso artificial, tendo uma voz completamente igual a de uma pessoa. Nesse caso, a startup canadense Lyrebird, responsável pela criação, explicou que o recurso foi criado com o objetivo de ser utilizado justamente para chatbots de atendimento ao cliente ou até para dar vozes a personagens de videogame. Apesar dos debates gerados por trás da tecnologia na época, esse case foi apenas uma prova do quão avançado estão os experimentos de Inteligência Artificial para Áudio e Vídeo.

Leia também: Como usar sistemas de DAM para marketing de conteúdo?

Inteligência Artificial para transcrever e fazer notas

Quem trabalha com áudios e vídeos sabe o quão difícil é o processo de transcrição e registro do que foi falado. Seja em programas de rádio ou TV, reportagens, áudios de call center, conference calls ou até mesmo reuniões presenciais gravadas. A tarefa de transformar áudios em texto pode ser demorada e, em muitos casos, precisando de uma dedicação exclusiva durante um logo período para isso. 

Graças aos avanços constantes da Inteligência Artificial para Áudio e Vídeo, essa função vem sendo feita por máquinas, programadas para reconhecer padrões de fala e conseguindo realizar a transcrição de qualquer material de áudio para texto. 

Inteligência Artificial para Áudio e Vídeo

Se você está se questionando sobre a ocorrência de erros de interpretação ou transcrição, saiba que os sistemas de Inteligência Artificial para Áudio e Vídeo estão cada vez mais avançados que até mesmo falhas são raras

Aqui na Assetify contamos com um dos programas de gestão de conteúdo multimídia mais completos e modernos. Dentre as várias funcionalidades oferecidas pela solução, que funciona 100% na nuvem do Google, está a de transcrição de arquivos de áudio em texto. Quer entender um pouco mais sobre? Então entre em contato com a gente e abaixo veja outras vantagens do uso de ferramentas como o Assetify na aplicação da Inteligência Artificial para Áudio e Vídeo

Inteligência Artificial para localizar trechos de Áudio e Vídeo

Já imaginou encontrar termos, cenas e imagens, trechos de áudios e até rostos específicos que estão em áudios e vídeos? Com os Softwares como o Assetify você consegue utilizar a Inteligência Artificial a seu favor e localizar qualquer tipo de informação que possa estar inserida em algum trecho de seus áudios e vídeos com facilidade e rapidez

Você pode, por exemplo, localizar expressões ou nomes citados em um dos áudios ou até mesmo identificar se determinada pessoa estava ou não em um determinado vídeo de alguma ocasião em especial. Já pensou no tempo que você irá economizar e a eficiência da gestão do seu negócio com essas tecnologias como suas aliadas? 

Com uso de inteligência artificial é possível extrair conteúdos diversos, tais como paisagens, falas, pessoas, cores, emoções e elementos variados de vídeos, áudios, textos e imagens. Somado a isso o Assetify também enriquece conteúdos com metadados, tags e descrições.

Leia também: 3 maneiras de tornar a produção de vídeo mais assertiva

Inteligência Artificial para Áudio e Vídeo utilizada para organizar arquivos

Chegou a hora de assumir o controle total sobre os seus ativos digitais. Toda empresa já enfrentou em algum momento dificuldade para encontrar determinado arquivo, seja ele de qualquer formato possível. Agora, quando levamos em conta dados de áudio e vídeo a situação torna-se ainda pior. Porém a Inteligência Artificial para Áudio e Vídeo também é uma grande aliada na hora de localizar e organizar o que você quiser.

É possível, por exemplo, listar todos os seus áudios e vídeos que contenham informações sobre um determinado tema ou conteúdo exato. Você consegue com muito mais segurança e facilidade criar acervos e galerias com seus conteúdos, possibilitando o compartilhamento através da nuvem, sem correr o risco de perdas ou corromper. 

Inteligência Artificial para Áudio e Vídeo

Com a utilização de Inteligência Artificial para Áudio e Vídeo você pode enriquecer seus conteúdos, evitando repetições e realizando uma gestão inteligente, otimizando o armazenamento e readaptando rotinas de trabalho. Se sua empresa trabalha, por exemplo, com edições de vídeos, já imaginou o quão prático irá se tornar a organização dos arquivos para os editores quando eles puderem encontrar, em poucos segundos, todas as cenas nas quais certa pessoa ou assunto é retratado? Ou quando o editor consegue, com um único clique, descobrir a minutagem exata daquela frase que buscava para dar o toque final ao vídeo? 

Leia também: Gestão de arquivos fotográficos para empresas modernas

Isso tudo e muito mais é possível graças a Inteligência Artificial para Áudio e Vídeo! Esperamos que você tenha gostado e compreendido um pouco mais dos avanços que a essa tecnologia vem passando e facilitando ainda mais a vida de muita gente mundo a fora. Se você busca maior crescimento e produtividade na sua empresa, bem como uma gestão eficiente dos seus ativos digitais, conte com o Assetify! Entre em contato agora mesmo com a gente e descubra como sua empresa irá se tornar ainda maior entre os concorrentes! 

Leave a Reply