Gestão de ArquivosInovação

5 áreas de uma empresa que podem ser beneficiadas por um sistema de DAM

By agosto 13, 2018 No Comments
benefícios de sistema DAM para empresas

Não são apenas os arquivistas que têm vantagens com a digitalização de ativos nas organizações. Os benefícios de um sistema DAM para empresas são inúmeros e envolvem diversas áreas de uma empresa, do marketing operacional à diretoria estratégica.

É claro que, para que a equipe consiga aproveitar os resultados positivos, é imprescindível que a implantação de um sistema de gerenciamento de arquivos envolva todos os colaboradores. Em outras palavras, não deve ocorrer de forma isolada e incluir apenas um departamento.

Preparamos este post para revelar os setores que, indubitavelmente, podem usufruir da otimização de processos com a implementação de um software DAM na rotina empresarial.

Veja, a seguir, o que estas cinco áreas podem esperar de um gerenciador de ativos digitais:

 

  • TI

 

Profissionais de tecnologia da informação que contam com um sistema DAM de qualidade passam por uma infinidade de mudanças positivas no dia a dia. Por funcionar em nuvem, a solução tem versões e licenças atualizadas automaticamente, fazendo com que o time de TI tenha mais tempo livre para dedicar a outras atividades e, realmente, pegar firme resolvendo questões mais estratégicas.

Por contar com plataforma escalável, é possível moldar a ferramenta conforme as necessidades de armazenamento e compartilhamento aparecem. A integração com outras interfaces e plugins também amplia as possibilidades de ação.

 

  • Marketing

 

As estratégias de marketing têm muito mais alcance quando a organização conta com um gerenciador de arquivos digitais. Softwares DAM, aliás, são grandes amigos dos produtores de conteúdo, pois agilizam as atividades operacionais.

As melhores opções do mercado permitem buscas inteligentes, não apenas por termos e palavras-chave, como também pelo conteúdo em si – cenas, rostos, imagens, locais e figuras específicos. Quando consideramos departamentos de grande porte ou empresas especialmente voltadas à produção de materiais multimídia, conseguir encontrar o que se procura rapidamente é questão essencial para entregar peças mais ricas e efetivas.

 

  • Sucesso

 

O time de sucesso do cliente como um todo, assim como os gerentes de projetos, também são beneficiados de diversas formas quando passam a utilizar um software dedicado ao digital assets management. Por centralizar todo o acervo em uma única plataforma, fica muito mais fácil obter controle sobre os materiais, assim como acompanhar alterações, revisões, aprovações e compartilhamentos realizados.

Por fazer o armazenamento em nuvem, o gestor não precisa estar no escritório para acessar os documentos. Ou seja, não existem empecilhos geográficos ou temporais. Cada um dos vídeos, áudios e imagens podem ser acessados pelo profissional autorizado de qualquer lugar do mundo, possibilitando reuniões e apresentações remotas.

 

  • Financeiro

 

Chega de gastos com estrutura física, atualizações de softwares, licenças de imagens expiradas e contratação de terceiros para manutenção de equipamentos. A rotina da contabilidade torna-se muito mais prática com a implementação de um sistema DAM na empresa, uma vez que a ferramenta cobra somente pelo que é utilizado. Além disso, parte do orçamento pode ser destinado a outras questões, uma vez que a gestão de ativos feita online elimina uma variedade de custos e gera economia significativa para a organização.

 

  • Gestão

 

Gestores e diretores têm processos otimizados, com maiores fluidez, controle e consolidação. Independente do tamanho da equipe, os responsáveis conseguem utilizar a plataforma centralizada e integrada para unir ainda mais seus colaboradores, tornando as atividades ainda mais colaborativas e eficazes.

Um sistema DAM preparado para atender até mesmo os mais exigentes dos negócios analisa uma infinidade de dados, fornecendo relatórios e visões importantes, que contribuem para tomadas de decisão mais certeiras.

Vale lembrar que todas as áreas de uma empresa podem aproveitar as vantagens de um gerenciador de ativos, não somente as que citamos acima.

A popularidade das soluções em nuvem não é à toa. Afinal, são realmente transformadoras em empresas de pequeno, médio e grande portes, atuantes em qualquer segmento, aprimorando processos de comunicação, facilitando o compartilhamento de arquivos, gerenciando tudo através da web e contribuindo para o bom andamento do planejamento como um todo.

É uma implementação que envolve cada um dos colaboradores, parte essencial da transformação digital no mundo dos negócios.